Glossário

1001: apelido da figura formada quando restam os pinos 7-10. É o "split" mais difícil para se fechar (fazer "spare"), porém o seu fechamento não é impossível. Alguns jogadores já conseguiram esse feito geralmente usando a tabela lateral.

"approach": área anterior à pista até a linha de falta, onde o jogador caminha fazendo os movimentos para o arremesso.

"back up": jogada de efeito na qual a trajetória da bola lançada com o braço direito faz uma curva à direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.

bola morta: alerta em voz alta dada pelo fiscal de pista ou outro jogador quando percebe que falta algum pino no lançamento da primeira bola, invalidando a jogada.

broche de ouro: quando se consegue três "strikes" consecutivos no fechamento da linha.

canaleta: depressão que existe à esquerda e à direita da pista, destinada a evitar que a bola invada as pistas vizinhas.

"double" ("duque" ou "ligue"): quando se consegue dois "strikes" consecutivos.

encarar: quando a bola atinge o pino 1 frontalmente, geralmente resulta em "split" ou "furo“

"five bagger" (ou "quina-ligue"): quando se consegue cinco "strikes" consecutivos.

"four bagger" (ou "quadri-ligue") quando se consegue quatro "strikes" consecutivos.

 fritar ou furar: errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês "open" ou "miss")

"hook": jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda.

"house ball": denominação das bolas de boliche destinadas ao público, pelos centros de boliche.

João e Maria: figura que resulta da posição de dois pinos, um atrás do outro, restantes após o primeiro lançamento (podem ser os pinos 1-5 ou 2-8 ou 3-9) os americanos chamam o pino escondido e esta figura de "mother in law" = "sogra".

linha ou partida real: quando se consegue completar uma linha somente com "strikes" e/ou "spares".

linha ou partida perfeita ou 300: quando se consegue completar uma linha somente com "strikes". O máximo que se consegue numa mesma linha são DOZE "strikes", embora tenha 10 frames, o décimo "strike" consecutivo numa mesma linha dá o bônus de mais 2 jogadas extras. A pontuação máxima, sem "handicap", é de 300 pontos.

"pacer" (pronuncia-se "pêicer"): denominação do jogador que participa de uma ou mais rodadas de um torneio, porém sem que sua pontuação seja considerada na classificação ou premiação. Geralmente o "pacer" substitui alguém para completar o grupo e não alterar o ritmo de jogo.

pêndulo: movimento realizado para lançamento lançamento da bola.

pino mestre: apelido do pino 1. Diz-se que o jogador erra a jogada quando a primeira bola não atinge o pino 1.

"six pack": (ou "sena-ligue") quando se consegue seis "strikes" consecutivos.

"spare": derrubar os pinos restantes na segunda jogadas (seu símbolo é um travessão "/").

"split": figura formada quando restam pinos afastados um do outro (exceto quando um deles é o pino 1), dificultando o fechamento do "spare". Obs.: em alguns monitores tal jogada é sinalizada por um retângulo ou círculo vermelho em volta do número de pinos derrubados na primeira jogada.

"split" garaginha: figura formada quando restam dois pinos paralelos sendo possível derrubá-los passando a bola entre os dois (podem ser os pinos 2-3 ou 4-5 ou 5-6 ou 7-8 ou 8-9 ou 9-10).

"strike": derrubar todos os dez pinos na primeira jogada(seu símbolo é a letra xis "X ").

"turkey" ("tri-ligue" ou "peru"): quando se consegue três "strikes" consecutivos (em inglês" turkey" significa "peru", daí surgir em alguns monitores de vídeo o desenho dessa ave).